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Clube de Ténis de São Miguel

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O treino da resistência

O treino da resistência permite realizar um trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um período de tempo, o que faz com que retarde e resista a fadiga mais facilmente, permitindo prolongar o rendimento e a ter uma recuperação mais rápida após um esforço.

O treino da resistência geral ou aeróbica resulta num aumento da capacidade pulmonar e o coração aumente o seu volume de forma a efectuar uma maior capacidade de distribuição de O2 e eliminação de substâncias tóxicas nos músculos. A resistência na fase preparatória provoca uma melhoria da força de resistência, baixa a frequência cardíaca e é essencial para o crescimento de outras qualidades como a resistência anaeróbica, a potência, velocidade, etc.

Como um jogo de ténis não tem um tempo de jogo definido ou limite, este pode demorar 30 minutos ou até mais de 4 horas. Não sabendo ao certo a duração dos jogos, há que preparar o atleta para a maior duração do jogo, o que torna o atleta mais forte psicologicamente e com mais confiança em si mesmo pois possui uma condição física melhor.

Entre os pontos o atleta tem direito a usufruir de 20 segundos e de 90 segundos entre jogos ímpares, durante este tempo o jogador tem de conseguir recuperar o máximo possível do esforço e quanto melhor fisicamente estiver mais rápida será a sua recuperação.

No treino da resistência específica do ténis, devemos dar um maior realce ao treino com intensidade, de forma a treinar perto do limiar anaeróbico. 

Nesse sentido, é importante conduzir a actividade de forma abrangente e variada evitando a monotonia. Alguns exemplos nas imagens seguintes.

 

Paulo Costa, Preparador Físico CTSM

Quinta, 22 Setembro, 2011

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